Sobre o Curso

Esse profissional deve ser capaz de desenvolver suas atividades nas áreas de prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação, reabilitação e aprimoramento da função auditiva periférica e central, função vestibular, comunicação oral e escrita, voz, fluência, fala, sistema miofuncional orofacial, cervical. Além disso, será orientado a manter uma visão crítica de saúde e educação, interagindo com equipes inter e multidisciplinares, com ênfase no âmbito hospitalar e nos eixos de Audiologia e Saúde Coletiva.

A Fonoaudiologia é a ciência que se dedica à comunicação humana em todas as fases de vida de uma pessoa. O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde e Educação, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividade de ensino, de pesquisa e de gerência.

O Projeto Político Pedagógico do Curso está construído com base nos seguintes eixos:
1)Eixo básico das Ciências Biológicas e da Saúde
2)Eixo básico das Ciências Sociais e Humanas
3)Eixo Geral das Ciências Fonoaudiológicas
3.1) Eixo de Linguagem
3.2) Eixo de Motricidade Orofacial
3.3) Eixo de Voz
3.4) Eixo de Audiologia
3.5) Eixo de Atividades Práticas e Estágios


O curso de Fonoaudiologia da Faculdade Fátima possui conceito 4 pelo MEC/ENADE, e em 2015 recebeu também a classificação de distinção 3 estrelas no Guia do Estudante, publicação tradicional da Editora Abril reconhecida como referência nacional para o público jovem que está em busca de uma instituição de ensino superior.

http://fatimaeducacao.com.br/files/galeria//Enade4.png

http://fatimaeducacao.com.br/files/galeria//selos_fono2014%20(1).jpg


Mercado de Trabalho

O Fonoaudiólogo pode atuar em clínicas, creches, escolas (comuns e especiais), unidades básicas de saúde, hospitais, empresas, centros auditivos, atendimento domiciliar, instituições de ensino superior, casas asilares, veículos de comunicação, entre outros.


Coordenação

Ms. Léa Travi Lamonato



Fonoaudiologia

 
Informe-se Já
 
Inscrições Abertas

Autorização:Portaria nº 287, de 26 de janeiro de 2005. Publicado no Diário Oficial da União do dia 27 de janeiro de 2005.

Reconhecimento:Portaria nº 1682, de 13 de outubro de 2010. Publicado no Diário Oficial da União do dia 14 de outubro de 2010.

Duração:4 anos e 5 meses

Turno:Diurno e Noturno