Apoio ao Discente

PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE – PAE

O complexo fenômeno da aprendizagem hoje necessita de diferentes áreas da ciência para mapear o percurso heterogêneo que cada um desenvolve na construção de seus conhecimentos. Nesse sentido, diferentes áreas de conhecimento da educação e saúde disseminadas em diferentes cursos, têm contribuído para identificar recursos, demandas e estratégias dos educandos a fim de criar espaços e estratégias de promoção da aprendizagem.

O PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE (PAE) conta com intervenções diferenciadas para atender às demandas dos estudantes. Os profissionais que atuam no programa trabalham de maneira interdisciplinar, contribuindo para o crescimento do grupo, dos estudos na área de ensino e da aprendizagem e na satisfação dos discentes integrados à proposta. As demandas serão assim gerenciadas:

- Conflitos de ordem psicopedagógica: são resultantes das situações de fracasso escolar acumuladas durante a vida de aprendizagens do sujeito. Elas acabam configurando um quadro de dificuldades de aprendizagem que comprometem o desenvolvimento de habilidades e competências, ocasionando conflitos de ordem emocional e cognitiva no aluno.

- Conflitos de ordem psicológica: Serão atendidos os discentes alunos que apresentam dificuldades emocionais, cuja escuta do psicólogo poderá ser amenizada. Caso necessário os discentes serão encaminhados para psicoterapia.

- Conflitos de ordem pedagógica: serão amenizados por professores das áreas de português e matemática.

O PAE tem por objetivos:

- Auxiliar o discente no desenvolvimento de suas habilidades e competências em tarefas da vida acadêmica;

- Mapear as áreas de ênfase na aprendizagem, procurando desenvolver a percepção das possibilidades de aprender por canais mais individuais e autorais;

- Desenvolver a promoção da estima adequada para resolução de problemas, na aquisição de conhecimentos e no desenvolvimento de habilidades e competências;

- Auxiliar na resolução de conflitos de ordem emocional que prejudicam ou influenciam o aprender.

Coordenação Pedagógica: Rozeunice Pacífico
Telefone: (54) 3535.7321